Paulo Barreto (1881-1921)
Totalizando o número de 91 fragmentos sonoros, Paulo Barreto (João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto) registrou um significativo número de fragmentos sonoros de manifestação cultural humana na composição da paisagem da Cidade do Rio de Janeiro. O autor descrevia desde as diferentes falas humanas, até os tipos de música e os respectivos instrumentos musicais. Uma das manifestações culturais destacada foi o carnaval e as marchinhas cantadas pelos foliões da Cidade durante a década de 1910. Os fragmentos de Barreto mostravam a atmosfera sendo criada e transformada por seus moradores, predominantemente, na área portuária do Centro da Cidade. With a total of 91 sound fragments, Paulo Barreto (João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto) registered a significant number of sound fragments of human cultural manifestation in the landscape composition of the City of Rio de Janeiro. The author described from the different human speeches, to the types of music and the respective musical instruments. One of the outstanding cultural manifestations was the carnival and the "marchinas" sung by the merrymakers of the City during the decade of 1910. The fragments of Barreto showed the atmosphere being created and transformed by its inhabitants, predominantly in the downtown port area. Con el total de 91 fragmentos sonoros, Paulo Barreto (João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto) registró un significativo número de fragmentos sonoros de manifestaciones culturales humanas en la composición de la paisaje de la Ciudad de Rio de Janeiro. El autor describe diferentes hablas humanas, hasta los tipos musicales y sus respectivos instrumentos musicales. Una de las manifestaciones que se destaca es el carnaval y las “marchinhas” cantadas por los foliões de la ciudad durante la década de 1910. Los fragmentos de Barreto mostravam la atmosfera sendo creada y transformada por sus moradores, predominantemente, en la región portuária del Cientro. |