Grupos Sonoros
Ao se trabalhar com os "fragmentos sonoros" o texto vai perdendo sua força literária, mas é possível perceber melhor os tipos de som que aguçaram a escuta do escritor. Constata-se que os fragmentos sonoros, mesmo apresentando variações na forma como são produzidos ou na forma como são representados literariamente, apresentam inúmeros sons recorrentes que guardam similaridades e, por isso, podem ser agrupados sob uma mesma categoria cultural, criada, a luz de Murray R. Schafer, como "eventos sonoros". Ressalta-se, que o próprio termo "evento" tem relação com um cenário de possibilidades, alternativas de um fenômeno observado, assim um grupo "evento sonoro" não é sinônimo de um mesmo som. Objetivando-se uma maior especificidade, os eventos sonoros foram, por sua vez, reunidos em "grupos sonoros", em função primordialmente da fonte sonora, isto é, eventos sonoros produzidos por objetos ou em situações semelhantes ou, ainda, que cumprem funções sonoras similares fazem parte de um mesmo grupo sonoro.
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Sounds Groups
When working with the "sonorous fragments" the text loses its literary strength, but it is possible to perceive better the types of sound that sharpened the listener of the writer.
It is found that sound fragments, even showing variations in the way they are produced or in the way they are represented literally, present innumerable recurring sounds that hold similarities and, therefore, can be grouped under the same cultural category, created, in the light of Murray R. Schafer, as "sound events."
It should be noted that the very term "event" is related to a scenario of possibilities, alternatives of an observed phenomenon, so a group "sound event" is not synonymous with the same sound.
Aiming at greater specificity, the sound events were, in turn, grouped into "sound groups", depending primarily on the sound source, that is, sound events produced by objects or in similar situations or, also, that they fulfill sound functions are part of the same sound group.
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Grupos Sonoros
Al trabajar con los “fragmentos sonoros” el texto va perdiendo su fuerza literaria, pero es posible percibir mejor los tipos de sonidos que aguzan la escucha del escritor. Se constata que los fragmentos sonoros, mismo presentando variaciones en la forma como son producidos o en la forma como son representados literariamente, presentan inúmeros sonidos recurrentes que guardan similitudes y, por eso, pueden ser agrupados en una misma categoría cultural, creada, a luz de Murray R. Schafer, como "eventos sonoros". Se resalta, que el propio término “evento” tiene relación con un escenario de posibilidades, alternativas de un fenómeno observado, así un grupo “evento sonoro” no es sinónimo de un mismo sonido. Al objetivo de un mayor especificidade, los eventos sonoros fueran, por su vez, reunidos en “grupos sonoros”, en función primordialmente de la fuente sonora, es decir, eventos sonoros producidos por objetos o en situaciones similares o, aún, que cumplen funciones sonoras similares forman parte de un mismo grupo sonoro.
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